Plante uma árvore em celebração aos 150 anos do metodismo permanente no Brasil


No ano de 2017 a Igreja Metodista celebra 150 anos de missão permanente no Brasil. Uma série de eventos e convites para ações que acontecem em igrejas de todo país estão sendo preparadas. Uma das iniciativas visa alcançar as cidades através do plantio de árvores para marcar a data. São mais de 1.400 igrejas, congregações e pontos missionários espalhados pelo Brasil que podem realizar a atividade como parte da programação do dia 3 de setembro.

A ação pode ser realizada em outra data que respeite a agenda de cada comunidade. Entenda como esse projeto pode ser relevante para sua cidade. Segundo a Organização SOS Mata Atlântica, o plantio de árvores é responsável por elevar a permeabilidade do solo, retendo água da chuva, o que evita deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Árvores adultas também ajudam a controlar a temperatura e umidade, além de agirem como barreiras contra ventos, ruídos e luminosidade. Essa ação também favorece a diminuição da poluição do ar e proporciona bem-estar psicológico para os envolvidos no plantio, no cuidado e na convivência de qualidade com o meio ambiente.

O cuidado ao meio ambiente é visto como prioridade pela Igreja Metodista, sendo inclusive, uma de suas seis ênfases missionárias:

 

“IMPLEMENTAR AÇÕES QUE ENVOLVAM A IGREJA NO

CUIDADO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”

Iniciativas como essas são defendidas nos documentos e publicações metodistas há anos, e agora a campanha “Plante uma árvore” traz o assunto como parte dessa celebração.

Como fazer

Apesar de parecer complicado, mobilizar sua igreja ou comunidade para plantar uma árvore pode ser bem simples. Cada município tem a sua própria legislação sobre o plantio de mudas, mas basta comparecer à Secretaria do Meio Ambiente ou Secretária da Agricultura na sua cidade e solicitar essa informação. Muitas cidades disponibilizam materiais nos sites das prefeituras com todas as orientações necessárias. Em São Paulo, por exemplo, você pode acessar a Cartilha de Arborização na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. (Acesse aqui). A cidade de Natal também disponibiliza para download as orientações completas em seu site, (Acesse aqui), com todos os passos para o plantio. Confira abaixo e acesse ilustrações na cartilha completa:

 

PASSO-A-PASSO*

1° Passo: COVA
A cova para o plantio deve ter as seguinte dimensões: 60x60x60 cm.

2º Passo: ADUBAÇÃO
Preencha o fundo da cova com folhas secas. Em seguida, para adubar a cova misture 1 medida de adubo (esterco de vaca, de galinha, adubo orgânico ou húmus de minhoca) + 1 medida de areia + e preencha o fundo da cova, cobrindo todo o material que foi colocado anteriormente.

3º Passo – TRANSPLANTE
Retire o saco ou recipiente que envolve a muda sem deixar que o torrão de terra se quebre para não danificar a raiz. Coloque a muda na cova, cobrindo-a com a mistura anteriormente preparada, conservando aproximadamente 10cm sem preencher, formando uma micro-bacia, que servirá para acumular água e não escorrer.

4º Passo – TUTORAMENTO
Devemos direcionar o crescimento da planta utilizando estacas de madeira (tutor), fixando-o junto a muda no sentido vento-tutor-planta. O tutor deve ter altura mínima de 1,80 m. O nó deve ser tipo 8 invertido (observe figura), amarrando firmemente o cordão no tutor e só depois ao redor da muda de forma a não apertar o caule da muda e prejudicar o seu desenvolvimento.

5º Passo – PROTEÇÃO
É importante proteger a muda colocando uma grade, que pode ser metálica ou de madeira, devendo ser conservada até que sua copa esteja alta e livre de agressores.

*Fonte: Prefeitura Municipal de Natal – Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (2009)

 

O contato com a prefeitura local é essencial, especialmente quando sua comunidade deseja arborizar um espaço público, fora do terreno particular da igreja. É necessário observar o solo, rede elétrica e outros detalhes que precisam ser considerados para que a árvore seja plantada de forma ideal, respeitando o ambiente em que será inserida. Busque departamentos ou pessoas que fiquem responsáveis pelos cuidados da muda, e se possível faça uma placa de identificação, resistente ao tempo, informando o tipo de árvore que está crescendo nesse local.

Compartilhe esse conteúdo e divulgue a iniciativa na sua Região, Distrito e igreja local.

Acompanhe mais informações sobre as celebrações dos 150 anos de metodismo permanente no Brasil no site do Jornal Expositor Cristão.

 

Fonte: Rede Metodista de Comunicação

Anterior 25° Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças
Próximo Credo - 150 anos de missão metodista permanente em terras brasileiras

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *